06 de Agosto de 2021
A SUSEP (Superintendência de Seguros Privados) já deu início à regulamentação do Open Insurance no Brasil, conforme previsto no seu Plano de Regulação para 2021.
O Open Insurance tem o objetivo de possibilitar um acesso mais fácil para o consumidor aos produtos e serviços de seguros – ampliando a cidadania financeira – aliado a uma capacidade de compartilhamento e integração segura de dados. Isso possibilitará a criação de produtos mais customizados e mais adequados ou uma funcionalidade mais amigável, o que será de grande valor para o setor de seguros como um todo. Neste contexto, seguradores dispostos a adotar soluções contemporâneas que permitam decisões mais rápidas possivelmente terão vantagem competitiva, o que incentivará o desenvolvimento e a inovação do setor.
O Open Insurance vai funcionar como uma plataforma integrada, onde dados e produtos das empresas participantes serão disponibilizados de forma padronizada, o que será possível a partir do uso das APIs (Application Programming Interfaces).
As APIs são protocolos padronizados de integração que permitem o compartilhamento de dados. Sendo assim, as diferentes instituições financeiras, como corretoras e seguradoras, bancos, fintechs poderão se beneficiar da plataforma, com seguro e livre acesso aos produtos e serviços umas das outras. Além disso, também podendo ofertar diferentes combinações de soluções aos seus clientes.
No Brasil, além de promover uma maior concorrência, também ampliará a penetração das empresas, que passarão a ter uma maior cobertura na oferta de seus produtos, beneficiando assim o consumidor final de serviços de seguros.
MAPS Services ©2023. Todos os Direitos Reservados.